sexta-feira, 19 de julho de 2013

O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman


— Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo.
  — Você é um monstro? Como a Ursula Monkton?
  Lettie jogou uma pedra no lago.
  — A meu ver, não — respondeu. — Existem monstros de todos os formatos e tamanhos. Alguns deles são coisas de que as pessoas têm medo. Alguns são coisas que se parecem com outras das quais as pessoas costumavam ter medo muito tempo atrás. Algumas vezes os monstros são coisas das quais as pessoas deveriam ter medo, mas não têm.
  — As pessoas deveriam ter medo de Ursula Monkton — falei.
  — Talvez sim, talvez não. Do que você acha que a Ursula Monkton tem medo?
  — Sei lá. Por que você pensa que ela tem medo de alguma coisa? Ela é adulta, não é? Os adultos e os monstros não têm medo de nada.
  — Ah, os monstros têm medo — disse Lettie. — É por isso que são monstros. E os adultos… — Ela parou de falar, coçou o nariz sardento com um dedo. — Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho. — Ela pensou por um instante. Então sorriu. — Tirando a vovó, claro.
*

Trecho do livro "O oceano no fim do caminho"  de Neil Gaiman

É um livro de suspense e fantasia com alguns questionamentos filosóficos muito ótimo de ler! 
Cativante e fluido, com diálogos interessantes e uma mitologia que - pelo menos em relação aos livros que já li - é pouco explorada.

Aconselho profundamente a leitura!
Trata-se de um romance “sobre magia, o poder das histórias e como enfrentar a escuridão dentro de cada um de nós. É sobre medo, amor, morte e famílias”. 
Sugiro uma lida no pequeno artigo da Editora Intrínseca, a qual publicou o livro aqui no Brasil. Tem curiosidades legais sobre o autor.


Imagem: reprodução.

Nenhum comentário: