quinta-feira, 29 de maio de 2014

Descobertas musicais recentes

Conheci uma leva de bons álbuns musicais nas últimas semanas os quais fiquei com vontade de compartilhar. Então aí vão, em ordem alfabética quanto ao nome dos CDs:
"Human" Fonte do vídeo: Christina Perri


Christina Perri foi uma descoberta especialmente agradável porque eu nunca tinha sequer ouvido falar o nome dela. Gostei muito da maneira com ela imprime emoções em cada nota, e com as letras sinceras e empáticas. Minha música preferida do CD é I Believe, mas ela não possui vídeo ainda então coloquei o de Human que tem uma fotografia e efeitos muito bonitos. Trechinho de I Believe:

"I believe that tomorrow is stronger than yesterday
I believe that your head is the only thing in your way
I wish that you could see your scars turn in to beauty
Cause I have been where you are before
And I have felt the pain of losing who you are
And I have died so many times
But I am still alive"
Tem bem mais pela frente, estão prontos?

"All of Me" Fonte do vídeo: Luciano Tn 

Voz macia e tocante acompanhada de um piano bem colocado - esse é o cerne de Love in the Future. As letras, como o título do álbum sugere, são de temática romântica desde declarações de amor fofas como a do clipe acima, passando por dores do coração e canções que nos incentivam a nos tornar pessoas melhores e mais fortes. Outros instrumentos estão presentes, apesar de o foco serem os dois citados no início.

"Nightfall" Fonte do vídeo: Napalm Records

Vocalista nova de novo em uma produção com ares épicos. Pense nuns corais que empolgam! Pelo menos a mim sim ;) A Dianne van Giersbergen é uma soprano de voz doce e timbre que me lembram os anos iniciais da Simone Simons (Epica), e que combinaram bem com as composições de Sacrificium.

"Lies" Fonte do vídeo: earMUSIC

Preciso dizer que gostei muito mais da Anette cantando por si mesma! Não tinha nada contra ela no Nightwish, mas a abordagem vocal que ela faz nesse primeiro CD solo é versátil e nela é possível perceber bem melhor as texturas da voz da moça. Além disso, para mim sempre foi importante sentir na voz o que a pessoa está cantando e eu percebo isso bem mais nesse trabalho do que nos anteriores. As músicas tem melodias simples de uma maneira geral, mas sem se tornarem cruas. Minha preferida é Invincible, tão delicada.

"Hell to the Heavens" Fonte do vídeo: Napalm Records

Esse CD tem uma pegada bem menos folk que o Meredead ou o Njörd, mas conta com corais ótimos e letras super legais sobre personagens históricos e mitológicos, entre outros temas. Meio difícil dizer as minhas preferidas (gostei bastante de todas) mas eu arriscaria Nightshade e Ophelia

"Chemical" Fonte do vídeo: KerliVEVO

Utopia é um EP na realidade e é recheado de música eletrônica, com diferença considerável em relação ao CD Love is Dead no quesito estilo. Mas a maneira marcante de cantar da Kerli está lá. São músicas divertidas e agradáveis, para ouvir em momentos descompromissados :) O vídeo acima mostra a música Chemical em versão voz e piano - o que não dá um parâmetro real quanto à sonoridade do EP, mas acho ele fofo e decidi colocar mesmo assim! 



"Nothing" Fonte do vídeo: Nuclear Blast Records

Após passar por uma forte crise da síndrome de Burnout, Floor Jansen e seus companheiros do Revamp lançaram o CD Wild Card cheio de guitarras fortes, vocais poderosos e letras que tratam sobre transtornos psicológicos de maneira interessante. Como pessoa que enfrenta problemas psicológicos a anos eu pude me identificar e sentir veracidade nas letras. Fora que a voz da Floor é sempre uma coisa maravilhosa por si.

~.~.~.~.~.~.~.~

E as menções honrosas vão para os CDs Colours in the dark - Tarja Turunen (2013) Hydra - Within Temptation (2014), por serem simplesmente ótimos, mas conheci a mais tempo e por isso não se encaixam no "recentes" do título do post. Mesmo assim não deixem de escutar para ver se vocês concordam com minha paixão pelos dois!

É isso, deu trabalho mas acho que vale a pena compartilhar esses títulos. Até mais!

.

Nenhum comentário: