Acabo de passar por uma das experiências com tecnologia mais emocionantes de toda a minha vida: Journey.
É um jogo de videogame para Play Station 3 que eu acabo de zerar, realizado pelos desenvolvedores da thatgamecompany e apresentado pela SCEA Santa Monica Studio.
Nunca fui de zerar jogos, mas ele não é simplesmente um jogo. É, sem medo de exagerar, uma obra de arte repleta de qualidades técnicas que fazem com que acompanhemos a evolução de uma personagem por entre tantas emoções, e sem a necessidade de uma palavra sequer (dita ou escrita).
A trilha sonora e a utilização de cores em conjunto nos ambientes fazem com que você se sinta em um mundo de alegria, de diversão, de medo, de solidão, de dor, passo a passo com a personagem como se fosse você lá - dando cada passo em direção à compreensão do que seu coração realmente deseja dessa jornada.
Sinto que qualquer palavra que eu escolher não vai explicar tudo que eu senti, os meus olhos repletos de lágrimas na reta final e o meu coração preenchido de paz e emoção quando cheguei ao fim.
Creio que a única coisa que posso dizer é: quem tiver a oportunidade de jogar, aproveite! É uma experiência diferente que tudo que presenciei nos games até hoje e é maravilhosa!
Gostaria de falar mais da influência do clima no cenário, das cores, da trilha sonora incrível, da simplicidade absurdamente carismática da personagem - mas nada explanará a sensação de vivenciar essa experiência.
*
Não consegui localizar o autor da imagem, mas é um trabalho lindo e representa bem todo o processo.