sábado, 28 de abril de 2012

As Brumas de Avalon: A Senhora do Lago



"Morgana fala:


(...) O que os sacerdotes não sabem, com o seu Deus Uno e sua Verdade Única, é que não existe história totalmente verdadeira. A verdade tem muitas faces e assemelha-se à velha estrada que conduz a Avalon; o lugar para onde o caminho nos levará depende da nossa própria vontade e de nossos pensamentos, e talvez, no fim, cheguemos ou à sagrada ilha da eternidade, ou aos padres, com seus sinos, sua morte, seu Satã e o inferno e danação... Mas talvez eu seja injusta com eles. Até mesmo a Senhora do Lago, que odiava a batina do padre tanto quanto teria odiado a serpente venenosa, e com boas razões, censurou-me certa vez por falar mal do deus deles.

Todos os deuses são um só Deus, disse ela, então, como já dissera muitas vezes antes, e como eu repeti para minhas noviças inúmeras vezes, e como toda sacerdotisa, depois de mim, há de dizer novamente, "e todas as deusas são uma só Deusa, e há apenas um iniciador. E a cada homem a sua verdade, e Deus com ela." 

Assim, talvez a verdade se situe em algum ponto entre o caminho para Glastonbury, a ilha dos padres, e o caminho de Avalon, perdido para sempre nas brumas do mar do Verão.  

Mas esta é a minha verdade; eu, que sou Morgana, conto-vos estas coisas, Morgana, que em tempos mais recentes foi chamada Morgana, a Fada."


(Trecho do prólogo do 1º livro, "A Senhora do Lago", de Marion Zimmer Bradley)


A série é cheia de personagens extremamente marcantes. A minha preferida certamente é Morgana. Com todas as suas nuances, da inocência perdida e reencontrada ?à fúria, ela é profundamente humana e deusa de3 uma só vez.
Aconselho muito, muito, muito!
Inclusive, existe um trecho do texto em que é descrita a situação precária de Morgana durante sua difícil gravidez que eu desenhei, um esboço apenas, mas não resisti! É o último deste post aqui.

*

Nenhum comentário: