quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ópera Einstein on the Beach

Para os interessados por arte contenporânea, seja no âmbito musical, plástico ou da dança, esta é uma obra que me parece digna de ser vista. Einstein on the Beach é uma produção de Robert Wilson, composição de Philip Glass e execução original da  Lucinda Childs Dance Company.

Os vídeos a seguir (todos em inglês) fazem parte do documentário Eisntein on the Beach, The Changing Face of Opera produzido pela Brooklyn Academy of Music em 1984. Nele apresentam trechos da obra intercalados por depoimentos dos criadores sobre aspectos como a escolha do personagem principal, as idéias originais quanto à estrutura da peça, a repercussão na época da estréia entre outras coisas.  

Algo que eu gostaria de destacar é o momento da caracterização do personagem Einstein no vídeo do 1º seguimento. Acompanhar a transformação do ator/bailarino é algo que me trouxe uma aproximação empática bem maior em relação à obra. Como bailarina que já fui, eu sei o quanto a caracterização pode ser essencial na performance.

Philip Glass me foi apresentado em uma aula de arte contemporânea como um compositor minimalista e suas composições, inclusive nessa peça, tem ainda características disso. De maneira que para as pessoas menos acostumadas com o estilo pode ser muito irritante ouvir os primeiros minutos, mas eu sinceramente creio que vale a pena fazer uma forcinha e continuar assistindo!    



1º Segmento


2º Segmento


3º Segmento


Fonte dos 3 vídeos: opusnumberken 

Nenhum comentário: