segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Naturalis Historia


LIVRO XII. A HISTÓRIA NATURAL DAS ÁRVORES


CAP. 1. -- O LUGAR DE HONRA OCUPADO PELAS ÁRVORES NO SISTEMA DA NATUREZA

Assim é, pois, a história, de acordo com as várias espécies e suas conformidades peculiares, de todos os animais dentro do compasso de nosso conhecimento. Nos resta agora falar das produções vegetais da terra, as quais estão igualmente distantes de estarem destituidas de um espírito vital (por que, de fato, nada pode viver sem elas), para que possamos proceder na descrição dos minerais extraídos dela, e dessa forma nenhum dos trabalhos da natureza podem ser ultrapassados em silêncio. Por muito tempo, de fato, ficaram estas últimas riquezas suas seladas dentro do solo, as árvores e as florestas sendo consideradas os mais valiosos benefícios conferidos pela Natureza à humanidade. Foi da floresta que o homem tirou o seu primeiro alimento, com as folhas das árvores foi sua caverna feita mais habitável, e com as suas cáscaras foi suprida a sua vestimenta; até mesmo neste vero dia, existem nações que vivem em circunstâncias similares a estas. Mais e mais ainda, portanto, precisamos ser atingidos por maravilhamento e admiração, que de um estado primitivo tal como este, nós estarmos agora cravando as montanhas pelos seus mármores, visitando os Seres a fim de obter nossas vestimentas, buscando a pérola nas profundezas do Mar Vermelho, e a esmeralda nas entranhas da própria terra. Para o nosso adorno com essas pedras preciosas é que inventamos aquelas chagas que fazemos em nossas orelhas; pois, afinal, foi considerado insuficiente carregá-las em nossas mãos, em nossos pescoços, e em nossos cabelos, a menos que as inseríssemos também em nossa própria carne. Será somente apropriado, então, seguir a ordem das invenções humanas, e falar dessas árvores antes de tratar [p. 3102] de outros assuntos; desta forma pederemos nós fazer um traçado às suas verdadeiras origens e maneiras de uso até o dia presente.

 

Este texto está baseado no seguinte livro (que é uma tradução inicialmente do latim ao inglês):

Naturalis Historia. Pliny the Elder. John Bostock, M.D., F.R.S. H.T. Riley, Esq., B.A. Londres. Taylor and Francis, Red Lion Court, Fleet Street. 1855.



*


Recentemente fui apresentada a um texto retirado d'A História Natural de Plínio, o Velho e durante pesquisas sobre sua biografia me encantei com este trecho! Principalmente a frase que sublinhei já que demonstra desde a antiguidade a visão sobre as modificações corporais se edificando na sociedade.
Não creio que Plínio fosse de todo a favor da inserção dos objetos em nossa própria carne - usando mais ou menos a expressão dele - mas a citação a essa prática com essas palavras me foi super interessante.

Para quem quiser conhecer um pouco mais da estrutura dos livros que compõe essa enciclopédia de Plínio, a fonte do recorte que apresentei é aqui.

Nenhum comentário: