quinta-feira, 12 de julho de 2012

Gêneses - Bernard Beckett



Se eu precisar definir a leitura de Gênesis em uma única palavra esta seria Desconcertante - num sentido muito bom.

Uma coisa que sempre surpreendeu algumas pessoas é a minha capacidade de pegar uma conversa no meio do caminho e me interessar genuinamente pelo assunto mesmo assim. Acho que por isso não tive nenhum problema com o livro. É uma escrita muito diferente, concisa, direta e cheia de conteúdo. Nada de introduções e devaneios aleatórios.

Creio que não seja uma leitura que agradaria a todas as pessoas, mas me prendeu tanto e tem uma diagramação e acabamento tão agradáveis que eu li em dois dias. :D

É um livro curto (176 págs.) de ficção científica que para mim, a princípio, nem parece ficção científica por já termos contato com vários dos fatores citados. Nas fotos da capa que eu fiz não parece (filtro de cores antigas) mas a moça é ruiva natural e é uma imagem muito enigmática - fui atraída irreparavelmente para o livro.

O discorrer da trama é recheado de referências filosóficas - tenho certeza que perdi algumas coisas relevantes por não conhecer muito do assunto. Mas graças à Vera Pugliese (professora de Fundamentos da Linguagem e Teoria e História da Arte no Instituto de Artes da UnB) e suas aulas fodásticas pude ainda aproveitar bastante a leitura - Beijo Vera, vc é foda! Isso pq eu não fiz a leitura completa do programa que ela preparou para a aula. Se eu tivesse lido tudo, aposto que não teria perdido nada do livro!

O final do livro foi simplesmente avassalador para mim. Fiquei pasma e reli três ou quatro vezes até me conscientizar que tinha absorvido por completo o sentido daquilo. Todas as questões sobre como encarar a vida e a morte, a relação entre os seres, o ambiente, a visão de solidariedade e do que cada ser é realmente capaz ou até que ponto ele precisa crer que é capaz me foram aguçadas pelo livro e eu descaradamente posso dizer que se tornou um dos meus favoritos!


O que realmente significa ser humano?


Nenhum comentário: